Bloquinhos em Curitiba: Garibaldis e Sacis, no Largo da Ordem. Foto: Cassiano Rosário

O pré-Carnaval tem animado mais os foliões – e movimentado mais a economia do turismo – do que o próprio feriado. De acordo com o Boletim do Desempenho das Atividades Turísticas, elaborado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR), a movimentação antes do Carnaval empolgou mais o setor, especialmente nos segmentos de hospedagem e alimentação. 3b275y

A atividade turística no Brasil registrou leve retração de 0,2% no volume de receitas em março, na comparação com fevereiro, conforme dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No Paraná, a redução foi de 2,8%, demonstrando que o pré-carnaval tem maior potencial para atrair turistas, especialmente em Curitiba, com seus animados bloquinhos de rua.

Na comparação com março de 2024, o cenário é positivo: o turismo brasileiro cresceu 5,8% e o paranaense 1,9%, impulsionados por segmentos como transporte aéreo de ageiros, hotéis, serviços de reservas e restaurantes.

Considerando o acumulado dos últimos 12 meses, a atividade turística manteve trajetória de crescimento. No Brasil, o avanço foi de 4,7%. No Paraná, o resultado foi ainda melhor, com alta de 7,5%, o que posiciona o estado na 6ª colocação entre os que mais cresceram no país, atrás apenas do Pará (+11,4%), Santa Catarina (+11,3%), Bahia (+9,1%), Rio de Janeiro (+7,7%) e Ceará (+7,6%).

image

Para o economista e assessor da Fecomércio PR, Lucas Dezordi, os números refletem um cenário favorável para o setor. “O desempenho positivo do turismo está relacionado ao bom momento da economia, com geração de empregos, expansão da renda e investimentos crescentes na infraestrutura turística do estado”, analisa. Segundo ele, a recuperação gradual do setor tem contribuído para reforçar o papel do turismo como um dos motores do setor de serviços no Paraná.