
Com um petisco que une tradição e criatividade, o Bar do Cláudio, no bairro Cajuru, levou o primeiro lugar no Comida di Buteco 2025. Agora, a casa vai representar Curitiba na fase nacional do concurso. A premiação foi realizada nesta quarta-feira (21), no Mercado Municipal da capital.
O prato que garantiu o título ao bar é o “Porkpinion”: um quibe de carne suína recheado com pinhão e pernil desfiado, servido com molhos de mostarda com requeijão, mel e geleia de pimenta. Segundo os organizadores, o bar vendeu cerca de 600 unidades do petisco durante os 24 dias do concurso.
“É muita alegria pra gente ganhar justamente nos 25 anos do Comida di Buteco que era um sonho. Não tem sensação melhor. O Comida di Buteco transformou a nossa vida, amos de três pessoas trabalhando no bar para 13 pessoas, então é uma alegria enorme estar aqui com esse prêmio em mãos”, contou o casal Marineia da Silva Teixeira e Claudenir Roque Cauvil, proprietários do bar, que participa do concurso pelo segundo ano.
A partir desta quinta-feira (22), o Bar do Cláudio entra na disputa nacional ao lado dos vencedores de outras 44 cidades. Jurados de diferentes regiões do Brasil visitarão os estabelecimentos. O resultado final será anunciado no dia 1º de julho, em evento realizado em São Paulo.
Outros colocados 2s3b6g
O Paparico Gastrobar, no bairro Boa Vista, ficou em segundo lugar, com o petisco “Batata metida à besta” — uma combinação de batata frita, carne desfiada e queijo, inspirada na culinária turca. “Pra gente foi uma surpresa ganhar esse segundo lugar e ficamos muito felizes, porque o Comida di Buteco é sempre muito importante pra gente. Para ter ideia o movimento do nosso bar chega a aumentar até 60% durante o concurso”, disse Maurício Werneck, proprietário do bar.
E o Quintal Maria Flor, também no Boa Vista, ficou em terceiro lugar com o petisco “Isso aqui tá bom demais”, que leva costela bovina com mandioca e lascas de pinhão, acompanhado de pão artesanal e uma sobremesa com banana flambada, doce de leite e chantilly. “
Em quarto lugar, o Botega Bar, de Santa Felicidade, apresentou o “Botequinho”: rabada ao tempero mineiro com quiabo grelhado e polenta cremosa. E, para finalizar, o quinto colocado foi o Baba Salim, tradicional bar árabe no Centro, com o “Awarma Salim”, carne fatiada servida com homus, cebola crispy e pão sírio.

Sobre o concurso 6n6m56
O Comida di Buteco completou 25 anos em 2025 com recordes. Foram mais de 1.100 bares participantes em 45 cidades e cerca de 1,5 milhão de votos. Em Curitiba e São José dos Pinhais, 35 bares disputaram o título entre 11 de abril e 4 de maio.
Além do petisco, o público e jurados avaliaram atendimento, higiene e temperatura da bebida — critérios que ajudam a definir o melhor buteco da cidade.
A próxima etapa 29f6v
Na fase nacional, cada bar é avaliado por três jurados — um local e dois de outras cidades —, com visitas surpresas. O resultado final será divulgado no dia 1º de julho, em evento em São Paulo.
Parcerias e apoio
O concurso é viabilizado com apoio de empresas privadas e órgãos públicos.
Cerveja oficial: Eisenbahn
Apresentador: McCain
Patrocínio: Santander/Getnet, Copa Energia, FYS, Sebrae
Promoção: RPC TV
Apoiadores: McCain, Chandon, Delta Cafés, Germer, Instituto Municipal de Turismo, Prefeitura de Curitiba, Curta Curitiba, Mercado Municipal de Curitiba – Ascesme, Viaje Paraná, Abrasel, Accor, Clube Gazeta do Povo, Boxnet, Piraquê, NEOOH