
Faltando menos de dez dias para o fim do prazo normal de entrega da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF), muitos ainda não encaminharam o documento para a Receita Federal (RF). Até a terça-feira (20) eram mais de 19 milhões que ainda não haviam entregue a declaração. 4r2546
Na reta final para a entrega do Imposto de Renda 2025, quem ainda tem dúvidas sobre como declarar o imposto pode contar com uma ajuda extra: a plataforma de educação financeira Meu Bolso em Dia Febraban traz um guia com dicas ao contribuinte sobre como preencher e enviar o Imposto de Renda 2025, sobretudo como evitar a malha fina e melhorar o valor a receber.
O material é gratuito e reúne as principais informações para ajudar nessa tarefa, que costuma ser trabalhosa. O prazo para a entrega da declaração vai até 30 de maio.
Divido em três tópicos principais, o guia traz as novidades do imposto 2025, as dicas sobre como declarar e outra parte dedicada à restituição. Logo no início, explica quem precisa declarar, o o a o para preencher a declaração, com os links para baixar os programas.
Guia detalha cada um dos diferentes modelos de declaração do IRPF 5k843
O guia detalha cada um dos diferentes modelos de declaração do IRPF (simplificada e completa) e esclarece sobre o uso da certificação digital e quem está dispensado dela. Também traz um tópico voltado para MEIS explicando como preencher o imposto e como emitir Nota Fiscal de Serviços eletrônica (NFS-e).
“A página traz em linguagem simples e clara as informações para que o contribuinte consiga, ele mesmo, preencher e transmitir o imposto corretamente. E esse incentivo é importante porque a declaração é o retrato da sua situação financeira. Por meio dela, é possível ter noção de todo o valor recebido durante um ano, onde investiu, poupou e o quanto deve”, destaca Amaury Oliva, diretor de Cidadania Financeira da Febraban.
Para facilitar o trabalho do contribuinte, o material lista todos os documentos que precisam ser levantados antes do início da declaração e apresenta a relação das despesas que poderão ser usadas como dedução na declaração de 2025. Também orienta sobre as duas formas de declaração: simplificada ou completa,
Os rendimentos que precisam ser declarados e os descontos que vão reduzir o imposto a pagar, além de um tópico específico sobre as situações que garantem a isenção do imposto de renda e que muitas pessoas desconhecem.
Na segunda parte do guia há informações detalhadas sobre como usar a declaração pré-preenchida, com um o a o para usá-la, e as situações que impedem o seu o. E, na última parte, sobre restituição, o guia apresenta o calendário para quem tiver direito a receber de volta parte do imposto pago e uma lista com dicas importantes para evitar que a declaração caia na malha fina.
Sobre o Meu Bolso em Dia
Lançado em março de 2010, o portal Meu Bolso em Dia Febraban oferece informações didáticas sobre finanças pessoais para que brasileiros possam tomar decisões conscientes relacionadas ao uso do dinheiro, do crédito e de bens financiados. Desde o seu lançamento, o portal foi ado por mais de 34 milhões de pessoas. O portal também disponibiliza outras ferramentas para facilitar a vida dos internautas, como o simulador dos sonhos, tabelas para controlar os gastos de acordo com o público (estudantes, donas de casa, famílias e aposentados), enquetes, e o Índice de Saúde Financeira, por meio do qual é possível calcular o índice pessoal de acordo com o perfil de gastos e hábitos de poupança. A versão mobile da ferramenta também está disponível no portal.