bares e perdas
Imagem ilustrativa (Foto: Tomaz Silva/ABr)

Um estudo inédito da Abrasel revelou que 41% dos bares e restaurantes do País já sofreram com problemas de segurança, como roubos, furtos e outros episódios de violência. A pesquisa da Atlas Intel revelou que a criminalidade foi apontada por 58% da população como o principal problema do Brasil. ym2d

Medo que altera a rotina dos negócios 1cgm

Entre os que relataram situações de insegurança, 53% mencionaram constrangimento ou ameaças provocadas por pessoas em situação de rua nas proximidades dos estabelecimentos. Já 46% afirmaram que foram vítimas de roubo ou furto dentro do próprio local. Outros 43% apontaram a falta de policiamento como um agravante para esses problemas.

A sensação de insegurança interfere diretamente na operação dos negócios. A pesquisa mostra que 25% dos entrevistados tiveram que mudar o horário de funcionamento para evitar situações de violência. A mudança de comportamento do público também se destaca: 33% observaram queda no número de clientes e 13% dos empresários perceberam crescimento nas vendas por delivery como reflexo do medo de sair de casa.

Além disso, a pesquisa também mostrou que 40% dos entrevistados classificam como forte ou muito forte o impacto da insegurança na gestão de seus empreendimentos.

Custos elevados para soluções próprias 6a3x5h

Para tentar reduzir os riscos, 90% dos empresários adotaram alguma medida de proteção, como câmeras, alarmes, iluminação reforçada ou a contratação de vigilantes. Entre eles, 43% implementaram soluções próprias, enquanto 57% optaram por medidas terceirizadas. A boa notícia é que 67% relataram melhora na segurança após essas iniciativas.

No entanto, proteger-se tem um custo. De acordo com o levantamento, 57% dos empresários afirmam ter elevado os gastos com segurança nos últimos tempos. Esse investimento, que nem sempre está previsto no orçamento, acaba pressionando ainda mais as margens já apertadas do setor.